|

Concurso TSE Unificado: levantamento de vagas pode atrasar edital

Tribunal Superior Eleitoral enviou, esta semana, ofício aos Tribunais Regionais Eleitorias em que solicita as especificações e o quantitativo de cargos de cada TRE a serem ofertados no concurso público.

Os concurseiros aguardam ansiosos pela abertura do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral), mas, ao que parece, o edital poderá demorar mais alguns dias para ser publicado!

Trata-se de um Ofício enviado pelo TSE aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no último 8 de abril, solicitando que cada órgão confirme o quantitativo de cargos e vagas serem ofertados no edital único.

É importante mencionar que o prazo dado pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TSE para manifestação dos TREs é até o dia 15 de abril, o que pode sugerir que o edital do concurso TSE Unificado deve ser publicado somente após esta data.

A expectativa é que o certame oferte 520 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, para Técnicos e Analistas em diversas áreas de especialidade. A banca organizadora será o Cebraspe.

Nesse contexto, vale mencionar que a criação de 474 cargos para o TSE e TREs está em pauta no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo 232 de Analista Judiciário e 242 de Técnico Judiciário, além de 75 cargos em comissão e 245 funções comissionadas.

CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO TSE UNIFICADO!

Cargos vagos no TSE e TREs

Em consulta realizada nos portais da transparência de cada um dos TREs e do próprio TSE, é possível verificar que, atualmente, existem 532 cargos vagos, sendo:

  • Técnico Judiciário: 361 cargos vagos; e
  • Analista Judiciário: 171 cargos vagos.

Os dados mais atualizados, em sua maioria, são referentes ao mês de dezembro de 2023.

É importante explicar, ainda, que os tribunais costumam convocar os aprovados em concurso público em quantitativo muito superior ao anunciado nos editais, justamente devido às constantes vacâncias nos cargos.

A título de exemplo, vale lembrar o último concurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), realizado em 2018. O certame ofertou apenas 5 vagas imediatas, mas realizou 1.087 convocações de aprovados durante o prazo de validade da seleção.

Confira aqui o número de cargos vagos em cada TRE e no TSE!

Mentorias especializadas para o concurso TSE Unificado

É importante destacar que uma preparação efetiva para o concurso TSE Unificado exige planejamento, para que você invista tempo de estudo no conteúdo que realmente cai na prova.

A turma de mentoria do Direção para o TSE Unificado proporciona uma plataforma exclusiva de acompanhamento de metas e desempenho, permitindo que você monitore seu progresso de maneira personalizada. Além disso, o time de mentores especializados oferece orientações técnicas e motivacionais, ajudando você a manter o foco e a determinação ao longo da sua jornada de estudos. Clique no botão abaixo e saiba mais!

Resumo concurso TSE Unificado

Posts Similares