Concurso Polícia Federal Administrativo: novas movimentações

O Concurso Polícia Federal Administrativo costuma ofertar vagas de nível médio e superior. As remunerações podem chegar a R$: 7.841,95. Confira mais informações:
Temos boas notícias para você que deseja uma vaga na Polícia Federal (PF)!

Em entrevista, o Ministro da Justiça Flávio Dino, afirmou que novos concursos estão em pauta do atual governo.

“A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal,” afirmou o ministro.

Com isso, um novo concurso vem aí!

Vale ressaltar que, o atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva, durante a campanha eleitoral, falou sobre o reforço na corporação e uma nova reestruturação da PF. Inclusive, em junho de 2022, falou sobre a necessidade de concursos públicos no órgão.

No dia 28 de dezembro, foi publicado o extrato de contrato que visa a prorrogação do prazo do contrato firmado com a banca Cebraspe, o contrato tinha vigência até o dia 30 de dezembro de 2022, agora passa a valer até o dia 30 de dezembro de 2023.

Assim como estudar, o foco é um fator determinante para você alcancar a sua aprovação. Então você concurseiro que sonha em conquistar uma vaga no concurso Polícia Federal Administrativo, o momento de intensificar seus estudos é agora!

Foram solicitadas 667 novas vagas para o órgão público e a previsão já é para o ano de 2023!

O Diretor-Geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, solicitou a 677 novas vagas para os cargos da área administrativa para o concurso da Polícia Federal Administrativo, isso devido ao aumento da demanda de serviços e reforços no operacional da instituição, ou seja, novo concurso à vista!!

A banca avaliadora ainda não foi definida e as vagas serão espalhadas ao longo de todas as unidades federativas e Distrito Federal e a previsão para o ingresso já é em 2023!

Qual é a necessidade do cargo na área administrativa na Polícia Federal?

A polícia federal do Brasil (PF) é uma instituição ligada ao Ministério de Justiça e Segurança Pública. Sua função é de exercer o papel de polícia judiciaria, conforme texto da CONSTITUIÇÃO FEDERAL de 1988.

Ademais, a PF possui atuação em diversos seguimentos relacionados à segurança da população, bem como dos bens e interesses da União. Nesse sentido, as fronteiras, o setor Marítimo, aéreo, portos e aeroportos são exemplos de áreas que a PF executa suas atividades.

Além disso, as atividades administrativas são intensas, pois cada operação, investigação, análises, planejamento, cruzamento de dados é a gestão de um Departamento de polícia, requer a utilização de um número elevado de pessoas trabalhando na área administrativa. Em outras palavras, os cargos administrativos são extremamente importantes para o bom andamento de toda instituição

Saiba como foi o último concurso para a área administrativa da Polícia Federal

O último concurso PF para a área administrativa ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 566 vagas, sendo 534 para agente administrativo, com opções em todos os estados. Para nível superior, as oportunidades foram para o Distrito Federal.

A banca organizadora foi o CESPE/UNB, atual Cebraspe e contou com uma prova objetiva e discursiva.

A prova objetiva foi composta da seguinte forma:

Confira as disciplinas programáticas de conhecimentos básicos cobradas para ambos os níveis:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Constitucional.

Além destas, para o cargo de nível médio, foi cobrada também a disciplina de atualidades.

Em conhecimentos Específicos de nível médio – cargo de agente administrativo- foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Noções de Administração Pública;
  • Noções de Administração Financeira e Orçamentaria;
  • Noções de Gestão de Pessoas nas organizações;
  • Noções de Administração de Recursos Materiais;
  • Noções de Arquivologia;
  • Legislação;

A prova discursiva foi aplicada para o nível superior, tendo o valor de 13,00 pontos e era necessário fazer uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas relativos aos conhecimentos específicos dos respectivos cargos. Confira os critérios de avaliação:

  • Avaliação e extrutura do texto;
  • Desenvolvimento do tema;
  • Domínio do conteúdo;
  • Domínio da modalidade escrita: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular.

Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato não poderia se enquadrar em nenhum dos itens a seguir:

  • Obter nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • Obter nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • Obter nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Posts Similares