• Notícias
  • Novo edital do concurso do Banco do Brasil está garantido

Novo edital do concurso do Banco do Brasil está garantido

Quem pretende participar do próximo concurso que será realizado pelo Banco do Brasil para o cargo de escriturário pode ficar tranquilo. Acontece que o banco já confirmou que a continuidade de seus certames será mantida. Embora o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) tenha recomendado que as estatais não ampliem o quadro de pessoal em 2016, o que acabou gerando a suspensão do próximo concurso dos Correios, a medida não deverá repercutir na instituição.

Porém, ao que tudo indica, a publicação do edital do próximo concurso para escriturário deve ficar para o início de 2016.

A seleção, inicialmente, deve abranger os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Amazonas. Mas cogita-se também a inclusão de oportunidades para outras regiões.

O banco ainda deve definir a oferta de vagas, uma vez que não são mais realizados certames apenas para cadastro reserva de pessoal, devido a um acordo entre o Banco do Brasil e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Um processo judicial na 20ª Vara do Trabalho, em Brasília, determinou que os próximosconcursos do BB indiquem o número de oportunidades a serem preenchidas durante o prazo de validade, não sendo mais somente para formação de cadastro reserva, como era praticado.

Vale lembrar que o acordo com o MPT, embora determine que os editais tragam a oferta de vagas, também permite que o BB mantenha um cadastro de pessoal, para necessidades excedentes ao número indicado no certame.

Quem estiver interessado deve já iniciar os estudos com o conteúdo programático dos concursos anteriores, como o realizado recentemente  para a Região Nordeste.


Fonte: Edital Concursos