- Concursos

Iphan define banca organizadora; edital deve ser publicado em outubro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já escolheu a banca que vai organizar seu próximo concurso público, autorizado pelo Ministério do Planejamento no início de maio. Caberá ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) a responsabilidade pela seleção, que abrirá 411 vagas, sendo 104 para o cargo de analista I, 176 vagas para técnico I e 131 vagas para auxiliar institucional I, que serão distribuídas em todo o país.

De acordo com a assessoria do órgão, o edital deve ser publicado em outubro, um mês antes do fim do prazo limite cedido pelo Planejamento. Segundo a autorização, o provimento dos cargos de analista e técnico também já está liberado, a partir deste mês. Já o provimento dos postos de auxiliar deverá acontecer em 2019.

Último concurso

O último concurso realizado pelo órgão foi em 2009, com 187 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários variaram entre R$ 2.274,42 (nível médio) e R$ 3.257,22 (nível superior). Do total de vagas, 70 eram para cargos de Ensino Médio e 117 foram para funções de nível superior.

O concurso teve prova objetiva para todos os cargos e para as vagas de nível superior também houve avaliações discursivas, de títulos e comprovação de experiência profissional.

Sobre o Iphan

Com sede em Brasília, o quadro técnico do Iphan é distribuído entre 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos, incluindo os Parques Históricos Nacionais e seis unidades especiais. O órgão é responsável por atribuições constitucionais e legais, como identificação, reconhecimento, salvaguarda e fiscalização do Patrimônio Cultural Nacional, proteção dos sítios arqueológicos e reservas técnicas, preservação de acervos documentais e bibliográficos, identificação da diversidade linguística, gestão do Patrimônio Genético, execução de projetos e obras de intervenção em bens e conjuntos tombados, gerenciamento dos programas PAC das cidades históricas e outros.

Fonte: CorreioWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *